Adicione aos seus favoritos

sexta-feira, 7 de outubro de 2005

Sai novo beta do Windows Vista

A Microsoft liberou há poucos dias, numa reunião de desenvolvedores, nova versão beta do Windows Vista, identificada como Build 5219. À primeira vista, as novidades mais óbvias dessa versão são três novos games: Xadrez, Purble Place (um jogo para crianças), e Xangai, uma versão do conhecido Majjong. O destaque dos jogos é sua apresentação em 3D. Há também o esboço de novo acessório, a agenda de compromissos Windows Calendar. Usei o termo esboço porque nesse programa a maior parte dos comandos ainda não executa nenhuma ação.

Mas a novidade mais forte é um link plantado na área de trabalho do Vista Build 5219. Esse link permite o download da versão Beta 1 do WinFS, ou Windows Future Storage, o sistema de arquivos que a Microsoft está desenvolvendo. Baseado na mesma tecnologia que move o sistema de bancos de dados SQL 2005, a ser lançado ainda este ano, o WinFS foi apresentado com estardalhaço no ano passado. Depois, a Microsoft parecia ter desistido dele, talvez porque não pudesse desenvolvê-lo a tempo de ser incorporado ao Windows Vista, prometido para 2006.

Agora, o WinFS volta a aparecer. O produto não está embutido no Vista 5219. O usuário, se quiser, deve fazer o download dos arquivos, clicando no link disponível no desktop. O WinFS também funciona no Windows XP e no Windows Server 2003.

Até agora, a palavra oficial da Microsoft é de que o WinFS sairá depois do lançamento do Vista. Segundo empresa, o WinFs vai facilitar a localização de arquivos e terá um tipo de armazenamento semelhante ao dos bancos de dados. Cada arquivo, além de seu conteúdo tradicional, terá metadados -- campos que informarão se ele é uma fotografia ou um texto, data, autor, assunto etc. Os metadados serão as chaves para localização classificação dos arquivos.

Também se espera que o WinFS possa contribuir para a segurança do sistema. Mas certamente ainda vamos falar muito sobre esse sistema até seu aparecimento, embutido ou não no Windows Vista.

Nenhum comentário: