Um desenvolvedor de vírus austríaco publicou em uma revista sobre códigos maliciosos cinco pragas simples que têm como alvo uma interface usada no Windows Vista, o sucessor do Windows XP cuja versão beta foi lançada pela Microsoft na semana passada. O alerta pode ser lido (em inglês) no site da empresa finlandesa de segurança F-Secure (www.f-secure.com/weblog/).
De acordo com a empresa, a Microsoft MSH (codinome Monad) é uma interface de linhas de comando e linguagem de scripts que substituiria outras usadas nos sistemas operacionais da Microsoft como CMD.EXE, COMMAND.COM or 4NT.EXE. A F-Secure diz que, em princípio, os vírus podem ser considerados como as primeiras pragas para o Vista. Entretanto, há rumores de que a MSH pode não integrar o novo sistema e sim ser parte do MS Exchange 2006.
A possibilidade de vírus endereçados à interface MSH já havia sido prevista no ano passado pelo pesquisador Eric Chien (da Symantec) em sua apresentação numa conferência intitulada "O retorno dos vírus de script". "Mesmo ainda em desenvolvimento, as versões correntes têm funcionalidades suficientes para permitir uma variedade de ameaças maliciosas, incluindo vírus que infectam arquivos", concluiu ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário